ESTRUTURA NOC: Como funciona?

A utilização de uma estrutura NOC traz maior maturidade à governança de TI, pois, além de monitorá-la de forma proativa, busca atuar em caso de incidentes.

Uma das premissas mais importantes quando se trata de infraestrutura de TI é a disponibilidade do ambiente. Para evitar perdas financeiras por falhas tecnológicas e para que o usuário final não tenha que enfrentar falhas de sistema, é importante manter uma estrutura técnica para lidar com incidentes de TI.

O que é NOC?

NOC, também conhecido como Network Operations Center, é um serviço interno ou externo que atua de forma proativa para manter o ambiente de TI o mais estável possível.

Pode ser definido como uma equipe ou um Centro de Monitoramento de Infraestrutura de TI. O NOC monitora e gerencia eventos de TI. Por meio de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos presentes na área.

O NOC monitora todos os ativos de TI de uma empresa, como hardware, sistemas, aplicativos, dispositivos de rede, conexões com a Internet e todos os indicadores de tecnologia da informação. Também é possível criar alarmes customizados ad hoc para cada ativo e agir diante de problemas que possam interferir na continuidade dos negócios.

A prática já está bem consolidada nas grandes empresas, mas a ideia tem se difundido cada vez mais nas pequenas e médias empresas, pois a disponibilidade de sistemas e a agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Como funciona o serviço de NOC?

Além do simples monitoramento, o serviço NOC é responsável pela execução de scripts que visam estabilizar incidentes instantaneamente, gerar informações para as equipes de infraestrutura e gerar relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI. Ele também executa atividades de segurança da informação, como tarefas de backup de rotina, atualizações de licença e implantação de software de segurança.

Também está dentro do escopo de um serviço NOC analisar informações para prever as necessidades de investimento ou identificar a escassez de recursos nos atuais serviços de infraestrutura crítica e aumentar a satisfação do usuário.

Vantagens de implementar um NOC

A implementação de uma estrutura NOC tem muitas vantagens. Dê uma olhada em alguns dos benefícios para ver se vale a pena construir essa estrutura para o seu negócio:

  • Economia de tempo e aumento da eficiência – Ao implementar um NOC, um de seus objetivos é economizar tempo e reduzir os custos gerais, além de aumentar a eficiência. Com isso, a organização poderá fazer novos investimentos em inovações que trarão resultados para os negócios da empresa.

  • Coleta automática de dados – O gerenciamento e controle remoto da infraestrutura fornece informações críticas sobre a rede e as áreas de melhoria. Isso economiza horas de trabalho dos administradores de TI e permite maior agilidade na resolução de problemas que podem afetar o usuário final.

  • Manutenção ativa e detecção precoce – O processo de manutenção ativa permite também a realização de rotinas que garantem maior estabilidade e segurança no ambiente informático. Atualizações de software e definições de vírus, bem como backup de informações críticas e manutenção de sistemas importantes, podem ser automatizados usando scripts e ferramentas de automação.

  • Monitoramento remoto 24/7 – Outra vantagem do serviço NOC é que o monitoramento pode ser feito 2 horas por dia. Sempre que ocorre uma irregularidade na rede, é enviado um aviso independente da hora, e o erro pode ser corrigido no exato momento em que a notificação é gerada. Isso não permite nenhuma perda de produtividade ou longos períodos de inatividade.

NOC terceirizado ou realizado internamente?

Uma equipe NOC pode trabalhar tanto interna quanto externamente. Independentemente disso, a equipe deve estar comprometida em reduzir o tempo de inatividade para que os usuários não sejam afetados por problemas de tecnologia.

Como as empresas costumam ter recursos limitados, uma equipe terceirizada para monitorar o comportamento da rede e a disponibilidade do ambiente de TI pode ser de grande ajuda. Apesar da necessidade de investir nesta estrutura, com uma boa equipe de NOC, os custos podem ser reduzidos aumentando a disponibilidade de recursos e permitindo que a empresa foque no seu negócio enquanto gerencia e estabiliza o ambiente para empresas especializadas.

Por fim, quando se tem profissionais com experiência em monitoramento de infraestrutura de TI e redes, o trabalho pode ser realizado de forma interna, mas este cenário é o menos comum, o que acaba tornando a opção de terceirizar o serviço uma boa escolha.

Fernando Leite

Co-Chief Executive Officer na HCF Network Tecnologia

Deixe uma resposta