Tendências de rede que já estão entre nós

O início de 2020 mudou completamente a maneira como vivemos, e em meio a tantos eventos, notícias e diversidade de informações, é cada vez mais fácil perdermos de vista as novas tendências de rede que surgem a cada dia.

A nova pandemia de coronavírus e a necessidade de distanciamento social tornaram muitas pessoas ainda mais dependentes da tecnologia e dos mundos virtuais para continuar trabalhando e organizando suas equipes.

É portanto, cada vez mais necessário que soluções alternativas trabalhem em conjunto para se adaptarem ao “novo normal”. Mas esse cenário também tem consequências para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Alguns deles até parecem rebuscados, mas na verdade já estão presentes no nosso dia a dia. E quem trabalha com redes de computadores não pode deixar de notar esses novos recursos!

Nossa equipe listou 6 tendências de rede que já estão conosco no dia a dia:

1. Wifi 6

A sexta geração de WiFi nasceu, prometendo aumentar a estabilidade das conexões de rede sem fio, permitindo que mais usuários se conectem ao mesmo ponto de acesso. Isso é ótimo, não é?

Esta tecnologia ainda é nova, conforme anunciada pela WiFi Alliance em 2019, mas tem conseguido fornecer uma conexão ainda mais rápida que a versão anterior, além de ser mais segura e consumir menos energia.

2. Inteligência Artificial

Não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) deixou de fazer parte dos filmes de ficção científica para se tornar parte integrante de alguns setores do mercado. O uso crescente dessa tecnologia tem aumentado a eficiência de quem trabalha na rede.

Para aumentar a eficiência e a velocidade da análise dos dados, pode-se usar IA, que também ajuda a determinar o desempenho do usuário na internet, o que pode ajudar a adequar a largura de banda necessária para usos específicos.

Além disso, a capacidade de aprender com os erros do passado é essencial para criar meios mais eficazes de correção de erros e falhas na rede doméstica, o que agiliza a resolução de problemas e contribui para o dinamismo de toda a empresa.

3. Blockchain

Popularizado por famosas criptomoedas que permitem transações comerciais rápidas, o sistema blockchain torna possível rastrear com segurança o envio e o recebimento de dados na Internet.

Esta tecnologia trabalha com uma rede de blocos interconectados de forma que, informações verificáveis ​​e seguras possam ser enviadas sem a possibilidade de modificação das informações.

Hoje, a blockchain é usada além do mundo financeiro. Por exemplo, empresas de logística usam essa tecnologia para catalogar cargas. Este sistema pode até ser usado para assinar contratos inteligentes sem passar por um intermediário.

Mas enquanto alguns chamam isso de revolução tecnológica, outros temem que seja uma bolha que pode estourar a qualquer momento e prejudicar os investidores.

De qualquer forma, é uma ferramenta que tem estado conosco e até chamou a atenção de Elon Musk, dono da grande multinacional Tesla e um dos cinco homens mais ricos do mundo.

4. Internet das coisas (IoT)

Nos últimos anos, a Internet das Coisas (IoT) tem sido uma das maiores promessas do mundo da tecnologia da informação. Essa tecnologia visa integrar cada vez mais os mundos virtuais ao mundo físico, conectando os objetos usados ​​em nosso dia a dia à rede de computadores.

Só para você saber, a IoT está presente na construção de casas inteligentes com dispositivos em rede, além de câmeras de segurança, elevadores, monitoramento de consumo de energia em prédios e até em aparelhos como smartwatches e óculos de realidade virtual.

A Internet das Coisas é tão importante que, em 2019, o governo federal lançou o Plano Nacional de Internet das Coisas, que estabelece uma série de metas para promover e melhorar a qualidade da IoT no Brasil.

5. Internet do comportamento (IoB)

Se a IoT conecta dispositivos físicos ao mundo digital, a Internet de comportamento (IoB) é uma rede de tendências que permite que dados sejam usados ​​para modificar o comportamento humano micro.

Com a coleta de informações sobre o comportamento dos colaboradores dentro da empresa, é possível monitorar de forma eficaz a produtividade individual ou até mesmo se todos os protocolos estão sendo seguidos corretamente.

Além disso, o IoB também pode melhorar a experiência do consumidor. Se uma empresa pode rastrear as falhas mais comuns durante o uso de qualquer um de seus produtos, ela pode usar esses dados para corrigir aspectos a fim de melhorar a segurança e o desempenho do produto.

6. SDWAN

SDWAN significa Rede de longa distância definida por software ou apenas WAN definida por software. Essa é uma das tendências de rede que promete melhor desempenho a um custo menor. Mas para que serve essa nova tecnologia?

Cada vez mais popular para organizações que buscam maneiras eficientes de processar quantidades crescentes de dados e atender às demandas de negócios. Portanto, é necessário criar uma rede com eficiência e rapidez, mas a um bom custo.

Até então, a tecnologia usada para manter as empresas conectadas em seus campos era a WAN, ou Wide Area Network que permite grande tráfego de informações entre filiais localizadas em locais diferentes, mas com o advento da nuvem e o fluxo crescente de dados, a tecnologia se tornou obsoleta.

SDWAN resolve este problema! Com a inserção de uma camada de software que controla o uso da rede inteligente, é possível, distribuir o tráfego de dados de um modo automatizado, fornecendo recursos de acordo com as necessidades do momento.

Quer continuar antenado nas tendências de rede e novidades do mundo da tecnologia? Então, continue acompanhando o Blog da HCF Network e nossas mídias sociais!

Fernando Leite

Co-Chief Executive Officer na HCF Network Tecnologia

Deixe uma resposta